domingo, 31 de março de 2019

A EVOLUÇÃO DO ARMAZENAMENTO DIGITAL ESTÁ NAS NUVENS?

                                            


     Quem nunca passou por um verdadeiro terror ao perder arquivos importantes do trabalho,escola ou faculdade;quem nunca precisou de um arquivo que estava salvo no computador e que o mesmo por algum motivo não liga ou sofreu ataque por vírus de computador que é um dos maiores medos dos usuários,será que precisamos salvar nossos arquivos em vários locais para ter a segurança ou buscamos de alternativas de segurança no armazenamento dos arquivos digitais.As soluções para os nossos problemas está nas nuvens?acompanhe a evolução realize o backup. Dados são conhecimento,já passamos por várias formas de arquivos,dispositivo de armazenamento são dispositivo capazes de armazenar dados e informações para consultas posteriores  ou uso.
    Dentre eles o Armazenamento eletrônico este dispositivos de armazenamento é o mais recente é o que mais oferece perspectivas na evolução desempenhadas nas tarefas de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.Exemplos: cartão de memóriapen drive e chip.o armazenamento que requer energia elétrica para armazenar e recuperar dados. Dispositivos de armazenamento meios magnéticos exemplos: Disco Rígido,são os mais antigos e mais utilizados pois permite densidade e grande quantidade de armazenamento,sofreram modificações ao decorrer do tempo;dispositivos de armazenamento magnéticos possuem mídias removíveis normalmente não possuem capacidade e confiabilidade equivalente aos dispositivos fixos, pois sua mídia é frágil e sua capacidade de armazenamento é muito pequena se comparada a outros tipos de dispositivos de armazenamento magnéticos.  Por meios ópticos exemplos: CD, DVD dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador. Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMsCD-RWsDVD-ROMsDVD-RWs etc.A leitura das informações em uma mídia óptica se dá por meio de um feixe laser de alta precisão, que é projetado na superfície da mídia. A superfície da mídia é gravada com sulcos microscópicos capazes de desviar o laser em diferentes direções, representando assim diferentes informações, na forma de dígitos binários (bits). A gravação das informações em uma mídia óptica necessita de uma mídia especial, cuja superfície é feita de um material que pode ser “queimado” pelo feixe laser do dispositivo de armazenamento, criando assim os sulcos que representam os dígitos binários (bits). 
Chegando ao futuro?
A multinacional japonesa Hitachi acredita no futuro do armazenamento de dados. Criou um chip de vidro de quartzo capaz de armazenar informação digital por tempo indeterminado como também é capaz de suportar temperaturas extremas e condições hostis ;este protótipo de 2×2 cm com uma espessura de 2 milímetros de vidro de quartzo com um material altamente estável e resistente usado para fazer copos de laboratório e outros instrumentos.Segundo Phys.org, o chip de vidro é resistente a diversos produtos químicos e permanece inalterado quando submetido a ondas de rádio. Também pode ser diretamente exposto às altas temperaturas das chamas e ser aquecido a 1000 graus Celsius durante, pelo menos, duas horas, sem que seja danificado. O investigador Kazuyoshi Torii da Hitachi indicou que armazena dados binários no chip, criando pontos dentro de uma fina película de vidro de quartzo e ainda está sob melhorando para entrar no mercado. A nuvem desde que os computadores possam ler os códigos binários, os dados armazenados serão sempre legíveis.O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores partilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser alcançados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e ficheiros é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Maria Liege dos Santos Czar Sousa
https://pplware.sapo.pt/internet/a-historia-do-armazenamento-digital/https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/do-disquete-ao-pendrive-veja-evolucao-do-armazenamento-movel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-MAIL: FERRAMENTA SEGURA E DE CUSTO ACESSÍVEL

                      O mundo vivia em tempos de guerra, Estados Unidos e União soviética, o primeiro capitalista e o segundo sociali...