E-commerce, significa comercio eletrônico, ou seja, a compra feita por dispositivos moveis como smartphones ou tablets. Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas, o mais conhecido é a loja virtual. O usuário do E-commerce realiza suas compras sem sair da
residência, com uma variedade enorme de produtos, que não se compara às lojas
físicas, disponibilidade de compra 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem
pausas para feriados e não importa horários. A facilidade para comparação de
preços e o mais importante quase sempre com preços mais acessíveis, se
comparado a lojas físicas.
Complementando de uma maneira geral os consumidores
valorizam os seguintes aspectos de um site:
- A possibilidade de clicar em um
item para abrir outra janela com mais detalhes a respeito do produto, como
preço, tamanho, cores e disponibilidade em estoque;
- A possibilidade de clicar em um item e adicioná-lo ao carrinho de compras sem
sair da página em que se está;
- A possibilidade de “sentir” a
mercadoria por meio de imagens nítidas e mais descrições e detalhes sobre o
produto;
- A possibilidade de fornecer todos os dados relacionados com a compra em uma
única página, em vez de em várias páginas de confirmação de compra;
- A possibilidade de misturar e comparar as
imagens dos produtos em única página para determinar se eles ficam bem
juntos.
Apesar de suas vantagens, o E-commerce também possui suas
desvantagens. Com o avanço da internet surgem riscos, que
necessitam de análises para ver o melhor caminho a ser percorrido.
- O
comércio eletrônico ainda desperta a desconfiança de alguns, especialmente
consumidores que teriam certo receio de comprar por não confiar no ambiente
virtual; ou de outros que, embora já tenham comprado, experimentaram alguma
frustação com a negociação: como a não entrega do bem, a dificuldade de
devolução em razão de arrependimento... o receio de
fornecer dados bancários ou números do cartão de crédito.
- Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do
toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Estas ainda são
barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão
acostumados a experimentarem e testarem antes de decidi pela compra.
Vejamos agora um breve vídeo sobre o E-commerce:
Carolina do Nascimento Silva
Referências:
ALBERTIN, A. L, MOURA, R.M. E-commerce nas empresas brasileiras. 1º Ed. São Paulo: Atlas, 2012.Cap.1.
https://youtu.be/yWyMTiAogzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário