quarta-feira, 27 de março de 2019

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO E-COMMERCE





        E-commerce, significa comercio eletrônico, ou seja, a compra feita por dispositivos moveis como smartphones ou tablets. Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas, o mais conhecido é a loja virtual. O usuário do E-commerce realiza suas compras sem sair da residência, com uma variedade enorme de produtos, que não se compara às lojas físicas, disponibilidade de compra 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem pausas para feriados e não importa horários. A facilidade para comparação de preços e o mais importante quase sempre com preços mais acessíveis, se comparado a lojas físicas.

        Complementando de uma maneira geral os consumidores valorizam os seguintes aspectos de um site:                                                                                                                  
 - A possibilidade de clicar em um item para abrir outra janela com mais detalhes a respeito do produto, como preço, tamanho, cores e disponibilidade em estoque;                                 

- A possibilidade de clicar em um item e adicioná-lo ao carrinho de compras sem sair da página em que se está;                                                                                                            
 - A possibilidade de “sentir” a mercadoria por meio de imagens nítidas e mais descrições e detalhes sobre o produto;                                                                                                        
- A possibilidade de fornecer todos os dados relacionados com a compra em uma única página, em vez de em várias páginas de confirmação de compra;                                           
- A possibilidade de misturar e comparar as imagens dos produtos em única página para determinar se  eles ficam bem juntos.

    Apesar de suas vantagens, o E-commerce também possui suas desvantagens. Com o avanço da internet surgem riscos, que necessitam de análises para ver o melhor caminho a ser percorrido.                                                                                                                        
- O comércio eletrônico ainda desperta a desconfiança de alguns, especialmente consumidores que teriam certo receio de comprar por não confiar no ambiente virtual; ou de outros que, embora já tenham comprado, experimentaram alguma frustação com a negociação: como a não entrega do bem, a dificuldade de devolução em razão de arrependimento... o receio de fornecer dados bancários ou números do cartão de crédito.                                                                                                                      
- Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Estas ainda são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidi pela compra.
    

      Vejamos agora um breve vídeo sobre o E-commerce: 





Carolina do Nascimento Silva




Referências:
ALBERTIN, A. L, MOURA, R.M. E-commerce nas empresas brasileiras. 1º Ed.  São Paulo: Atlas, 2012.Cap.1.
https://youtu.be/yWyMTiAogzo


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